Av Jequitaia, 411, Galeria de Lojas, Mercantil Roduigues

71 3312 8011 / 99742 5129

Telefone

3312 8011

Horário de Funcionamento

Seg- Sex 8:00 A.M - 6:00 PM /Sáb 9:00 AM - 2:00 PM

Entre em Contato

99742 5129(watsup)

Telefone

3312 8011

Horário de Funcionamento

Seg- Sex 8:00 A.M - 6:00 PM /Sáb 9:00 AM - 2:00 PM

Entre em Contato

99742 5129(watsup)

Saiba 7 Consequências Importantes da Falta dos Dentes
Implantes dentários

Os seres humanos, em tese, desenvolvem 02 dentições: Uma primeira na infância chamada de decídua, na qual nascem 20 dentes , e outra posteriormente composta de 32 dentes, contando os 04 terceiros molares ou sisos, os quais nem todo mundo têm todos.

A perda de unidades dentárias no período da dentição decídua, ou de leite como dizem leigamente, gera o fechamento dos espaços devido a movimentação dentária , os quais podem gerar o apinhamento(dentes montados) dos dentes permanentes.  Por esse motivo não é recomendado extrações de dentes de leite, só em último caso,  sendo indicado a sua recuperação seja por restaurações ou até mesmo tratamento de canal , com o intuito de preservar os espaços até a chegada da segunda dentição, ou a permanente.

Inúmeras são as consequências das extrações dentárias.  Vamos estar citando algumas das principais, elucidando os fatos:

1.Inclinaçao dos dentes

Talvez a mais comum das consequências seja a inclinação dos dentes adjacentes .  Os dentes estabelecem entre si um contato lateral estabilizando sua posição na arcada.  Com a extração , esse contato é rompido e então o dente ´´deita-se para frente ou para traz´´ pela ausência de apoio.

 

2.Giroversão

Essa ausência de contato deixa o dente livre para se movimentar para qualquer direção.  Muito comumente o dente além de se inclinar , também gira em torno do seu eixo, rompendo o alinhamento.

 

3.Extrusão

É a movimentação para dentro do espaço do dente da arcada oposta. Ou seja, o dente de baixo pode subir , e/ou o dente de cima pode descer.

 

 

4.Reabsorção Óssea

Uma informação muito importante sobre a preservação dos dentes, é que enquanto a raiz se encontra no osso , as paredes ósseas ao redor dos dentes estão sendo preservadas.  A partir do momento que se remove a raiz, começa um processa de reabsorção óssea, ou seja o osso começa a ´´murchar´´ tanto no sentido horizontal, quanto vertical. alguns artigos relatam perda de até 50% de espessura após 06 meses.  Essa situação gera um defeito aparente, pois modifica a anatomia local, formando um defeito em forma de depressão

5.Desarranjo oclusal( da mordida)

Todas essas movimentações indesejadas modificam as posições ideais dos dentes, modificando a maneira como se encaixam .  Muito comumente uma inclinação de dente pode gerar um contato indesejado, o qual chamamos de interferência, que pode fazer com que modifiquemos a posição de fechamento da mordida. Podemos ir adquirindo inúmeras interferências e com isso modificando cada vez mais o encaixe fisiológico dos dentes

 

6.DTM(Disfunção da Articulação Têmporo Mandibular)

A depender do equilíbrio do sistema e da gravidade da má oclusão(mordida), pode se desenvolver uma inflamação na ATM, gerando uma disfunção com repercussões diversas desde estalos, crepitações, saltos do côndilo ao abrir a boca até consequências maiores como dores de ouvido e enxaquecas.

 

7.Consequências Psico-sociais

O sorriso está intimamente ligado com a estética e com a expressão facial das expressões emocionais. Pessoas com comprometimento do sorriso sentem receio e até constrangimentos ao sorrir, de se relacionarem socialmente em determinadas circunstâncias,  gerando inúmeros outros sentimentos como perda da autoestima, retração do comportamento dentre outros.

Caso tenha interesse em entender melhor sobre a origem dos implantes dentários, leia o artigo, 

clique aqui

Artigo escrito por Dr Francis Cassa

Especialista em implantes dentários e reabilitação oral

 

 

2 comments on “Saiba 7 Consequências importantes da falta dos dentes

  1. Flaviano Silva Filho September 27, 2017 / Reply

    Parabéns, pelo artigo. Muito esclarecedor.

  2. Ieda Domingos September 27, 2017 / Reply

    Excelente artigo!
    Os esclarecimentos são extremamente necessários para que todos nós percebamos a importância de manter os dentes e consequentemente, não só a saúde da boca, mas também a saúde de todo corpo, assim como a estética facial para a nossa autoestima.
    O Dr. Francis se torna cada vez mais um profissional competente.
    Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *