Av Jequitaia, 411, Galeria de Lojas, Mercantil Roduigues

71 3312 8011 / 99742 5129

Telefone

3312 8011

Horário de Funcionamento

Seg- Sex 8:00 A.M - 6:00 PM /Sáb 9:00 AM - 2:00 PM

Entre em Contato

99742 5129(watsup)

Telefone

3312 8011

Horário de Funcionamento

Seg- Sex 8:00 A.M - 6:00 PM /Sáb 9:00 AM - 2:00 PM

Entre em Contato

99742 5129(watsup)

Relação Sorriso x Autoestima

RELAÇÃO SORRISO X AUTOESTIMA 

-implantes dentários-

Atualmente, um sorriso esteticamente agradável é um dos principais desejos dos pacientes que frequentam os consultórios odontológicos. Acredita-se que dentes brancos e bonitos estejam associados à saúde, jovialidade, dinamismo, sucesso, simpatia, expressividade e prestígio sócio-econômico. Indivíduos com características físicas e/ou faciais atraentes, provocam expectativa e impressão positiva, auferindo vantagens interpessoais. 

Por ser a face o segmento do corpo mais representativo e valorizado do ser humano, é natural que nela se concentrem esforços para promoção e manutenção da estética. Logo a busca pela aparência facial e dentária gera motivação suficiente para que o paciente procure tratamento odontológico. 

Por outro lado, o sorriso e as expressões faciais exprimem sentimentos e emoções.  Alteração na aparência estética tem sido associada com implicações psicológicas de diferentes amplitudes, desde o simples fato de cobrir a boca ao falar até introversões do comportamento comprometendo a desenvoltura do indivíduo.  

Em um estudo envolvendo pacientes e acadêmicos de odontologia na Universidade Estadual da Paraíba, foram avaliados quesitos a respeito da percepção sobre estética facial e dentária. Nessa pesquisa foi constatado que as características faciais mais atraentes foram a forma dos olhos e a aparência dos dentes.  O alinhamento dos dentes e o formato da boca foram os aspectos mais citados em relação ao sorriso.   

Tecnicamente, para que o sorriso seja determinante da harmonia facial, os seus componentes (dentes, lábios e margem gengival), devem estar relacionados em proporção e simetria.  Portanto, um sorriso ideal engloba: forma, cor, tamanho e alinhamento dos dentes, além do contorno gengival e formato dos lábios.   

Nesse estudo a cor dos dentes foi constatada como a principal queixa, sendo o item que mais incomodou negativamente no padrão estético.  Portanto, embora a harmonia do sorriso dependa de uma série de fatores, a cor do dente é o aspecto mais importante, visto que quando em desarmonia, é imediatamente observada, segundo os participantes.

Os resultados descritos no presente estudo evidenciaram que o sorriso é um importante componente da estética facial, tendo outras repercussões a nível psicológico e social de relevada importância.  O anseio por um belo sorriso tem repercutido por um aumento na procura por tratamentos estéticos do tipo : clareamento, implantes dentais, facetas de porcelana, dentre outros.

Deste modo, cabe ao cirurgião dentista estabelecer em conjunto com o seu paciente, o melhor tratamento para cada caso, respeitando as necessidades individuais, de forma a alcançar o máximo potencial estético e funcional. 

Fonte: Feitosa at AL.  Percepção de pacientes e acadêmicos de odontologia sobre estética facial e dental.  RFO, v.14, n.1, p.23-26, jan/abril 2009 

Leia também o artigo ´´Saiba 7 consequências da falta dos dentes´´ clique aqui

Escrito por: Dr Francis Cassa. Especialista em Implantes dentários e Reabilitação Oral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *